Procrastinação: Como acabar com isso?

Que vivemos na era do conhecimento e da informação, você já sabe.

Isso nos torna cada vez mais ansiosos para conseguir sermos ágeis, que tenhamos foco 100% do tempo e/ou que façamos nosso dia durar mais tempo do que ele realmente tem, a pressão não deve ser tão grande, mas tudo isso nos faz questionar, como temos usado realmente nosso tempo?

O autoconhecimento nos traz muitas coisas boas e uma delas, é poder enxergarmos o que precisamos melhorar e dentro algumas coisas notados, pode ser que a procrastinação pode ser que tenha aparecido na sua lista.

O que é procrastinação ou o ato de procrastinar?

Retirado do Dicionário Online Michaelis.

Procrastinar é o ato de deixar para depois, adiar e nem precisamos explicar muito, você já deve ter pensado aí em alguns exemplos em que você foi procrastinadora:

Deixando de pagar uma conta com preguiça de ir ao banco, colocando a meta de exercício para segunda-feira, mexendo por horas e horas no celular sem fazer nada realmente, enquanto suas coisas estão paradas. Ou escolhendo assistir aquela série do Netflix, invés de fazer aquele orçamento que você precisa enviar amanhã para seu cliente.

Se identificou com algum dos exemplos? E/ou já pensou em vários outros?

Pois é, isso se chama procrastinação! E o ato de conseguir enxergar que você está tendo esse comportamento é o primeiro passo para poder melhorar, caso você ache preciso.

Por trás do ato de procrastinar: Pode não ser preguiça, pode ser uma resistência!

Muitos dizem que a procrastinação existe por causa da preguiça, sim, pode ser, mas antes de te dar dicas de como você acabar com o ato de procrastinar (ou pelo menos melhorar), é interessante questionar antes:

– Porque estou adiando tanto essa tarefa?

– Quais pensamentos que passam pela minha cabeça quando eu adio essa tarefa?

– Qual a mentira que estou contando para mim mesma?

Fazendo essas perguntas a si mesma e ouvindo respeitosamente as respostas, você pode entender melhor se tem uma resistência verdadeira ou é só preguiça mesmo.

Por exemplo, eu amo escrever, mas comecei a perceber que procrastinava muito para escrever um texto e isso não fazia o menor sentido para mim, comecei então a perceber que tinha receio de como ele seria recebido por outras pessoas, no fundo, eu achava que ninguém ia ler, então eu não precisaria escrever hoje, posso deixar pra amanhã, certo? Errado, pois é aí que nasce a procrastinação.

Comecei a me planejar nos dias que precisava escrever e escrevia mesmo com esses pensamentos rondando minha cabeça, pois sei que não faz sentido e se eu não escrevesse aí que as pessoas não iam ler, certo?

Às vezes, você procrastina, pois não gosta de fazer aquilo e acho legal ter essa consciência, mesmo que você tenha que fazer da mesma forma, afinal, em todo o trabalho, em todo o aspecto, sempre vai ter uma coisinha ou outra que você terá que fazer mesmo sem morrer de amores. Mas repare, isso ajuda a você reconhecer o que você realmente gosta de fazer e o que não suporta, assim você se conhece mais.

Como diminuir a procrastinação?

Conversei com a Giovanna Marques, 21 anos, analista de identidade verbal e freelancer em estratégia de comunicação que me contou um pouco de como resolveu sua questão com  a procrastinação:

DM: O que você fez ativamente parar deixar de procrastinar?
Giovanna
: Para mim, o que sempre funcionou foi listar o que precisa ser feito e estabelecer metas: quando eu terminar a tarefa X, vou almoçar; quando escrever Y palavras, saio pra fumar; depois de Z slides, posso pegar outro café e faço, mesmo que dê fome, abstinência e soninho. E mesmo que no começo, você precise guardar o celular numa caixa e investir alguns sábados organizando cronogramas, depois fica mais fácil…é mais fácil continuar quando você já começou e depois de um tempo, existirá algo quase erótico em definir as tarefas como feitas.

Antes de tudo: PLANEJAMENTO!

Em vários textos meus, eu falo sobre isso aqui, eu acredito que o planejamento tem que ser feito antes de você usar qualquer técnica para acabar com a procrastinação, pois você vai precisar saber o que você precisa fazer para alcançar o que você quer.

Quando você planeja seus objetivos e metas, você sabe para onde ir e o que fazer com seu dia, além das coisas que você já faz diariamente que só ajuda a meta de outras pessoas.

 

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Nesse texto, te mostro como faço meu planejamento mensal e diário.

Resumidamente, o planejamento nada mais é do que você planejar seu ano e dentro dessas metas, traçar o que irá fazer no seu mês e nos seus dias para alcançar as metas anuais.

Faça uma lista de tarefas para o seu dia

Com o seu planejamento feito, a lista de tarefas já estará mais clara, mas provavelmente irão aparecer outras coisas além daquelas que são importantes para você.

Por isso, uma agenda, um bullet jornal ou um planner são tão importantes, pois ai você se organiza melhor e escreve o que precisa fazer nos dias e meses que vão seguir.

Eu aconselho que todo dia você separe pelo menos 3 coisas que são impreenscindiveis para você realizar e focar nelas logo que começar seu dia, antes mesmo até de resolver os pepinos, pois fazendo isso, você foca no que realmente é importante para você e para que seu dia renda.

Por exemplo:

No meu dia de amanhã, eu tenho uma lista de tarefas que é:

– Cortar o cabelo
– Fazer o planejamento do blog
– Escrever um texto
– Falar com a arquiteta do apartamento
– Programar postagem do facebook
– Programar postagem no Insta
– Sessão as 16h.

No ideal, eu deixaria assim:

– Fazer o planejamento do blog
– Escrever um texto
– Falar com a arquiteta do apartamento
– Programar postagem do facebook
– Programar postagem no Insta
– Sessão as 16h.
– Cortar o cabelo

Antes de fazer qualquer coisa, eu faço essas três primeiras, pois o que acontece se não termos essa prioridade? Provavelmente, outras coisas mais urgentes vão chegando e você vai deixando o que é importante para depois.

Feito o planejamento anual, mensal e diário e tendo a listinha de tarefas do dia, vamos as técnicas!

A Giovanna contou que usava bastante a técnica Pomodoro para começar a criar o hábito de ter mais foco nas coisas que havia planejado.

O que é a técnica Pomodoro e porque ela ajuda a diminuir a procrastinação?

A técnica Pomodoro é usada por muitas pessoas como hábito de produtividade, ele separa o tempo em intervalos de trabalho e de descanso.

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A cada 25 minutos de trabalho são 5 minutos de intervalo para você poder olhar as redes sociais, se espreguiçar, ir tomar uma água e depois de 4 intervalos de 25 minutos, o intervalo de descanso tem 20 minutos para você poder tomar um café, dar uma caminhada pelo escritório ou algo assim.

O criador dessa técnica foi Francesco Cirillo e o nome foi dado de Pomodoro, graças a um cronômetro em forma de tomate que era popular na área gastrônomica e que inspirou ele a criar a técnica.

A técnica é ótima, pois ela funciona para você ficar focada totalmente no que você tem que fazer nos 25 minutos que está rolando o relógio.

Para poder passar para vocês, eu procurei alguns apps para usar a técnica, eu usei o Pomello no desktop e gostei bastante!

O Pomello deixa um relojinho na tela do seu computador e te avisa quando for o intervalo, porém você só consegue usar ele, se você fizer cadastrado no Trello, pois no Trello, você coloca suas tarefas e aí quando as tarefas estiverem lá, você vai no Pomodolo, seleciona a tarefa e começa a trabalhar.

Eu usei e gostei, acredito que o fato de estar atrelado no Trello é legal para você organizar suas tarefas, mas pode desmotivar quem procura algo mais simples.

Caso você queira usar no celular, tanto no Android quanto no IOS tem vários apps que fazem esse trabalho de maneira bem simples, sem precisar usar outro app.

No Android, eu baixei o Pomodoro Timer, ele é super simples, mas faz bem seu papel de cronometrar em intervalos, mas como disse, tem vários é só você buscar pelo nome de Pomodoro e ver qual mais funciona para você.

Outras técnicas que podem te ajudar a acabar com a procrastinação:

– To do list

Nada mais é que uma lista com todas as tarefas que você precisa fazer naquele dia, você pode separar por área, pessoal, profissional etc, mas eu acho mais prático, fazer tudo junto.

Na minha opinião, quanto menos passos tiver, é melhor para você continuar usando por mais tempo.

– Done List

Essa lista é o contrário do que a maioria está acostumada a fazer, nesse método, você vai escrevendo tudo o que for fazendo e concluindo no dia, exemplo:

Fui caminhar
Escrevi um texto para o blog
Assisti o curso
Assisti um filme
Programei minhas postagens na página

A ideia é que depois de escrevê-la, você avalie como foi seu dia, se as tarefas que você fez realmente estão alinhadas com sua meta principal e se não está, o que você precisa melhorar.

Essa técnica eu particulamente acho um tanto perigosa, pois você pode ir fazendo várias coisas que não estão alinhadas com suas metas e seu propósito e achar que ta sendo super produtivo, quando na verdade, não necessariamente.

– Técnica Kanban

Essa técnica de produtividade é usada bastante em empresas para estruturação de projetos, mas pode ser usada para sua vida pessoal também.

Para você que é uma pessoa mais visual e gosta de usar post-its, talvez essa seja a ideal para você.

Nessa técnica, você usa um mural e nele você pode separar por área ou dia da semana e então separar entre:

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Nessa imagem não tem a parte “Aguardando”, mas eu acho que é essencial, pois tem coisas que não vai depender somente de você mesma e ai você pode deixar essa tarefa nessa etapa.

TESTE, TESTE, TESTE

A Giovanna comentou que a ferramenta é o que menos importa sejam ela listas, aplicativos, organizadores bullet jounal ou planner. “É na cabeça que a gente tem que focar. Deixar a cabeça programada pra entender que o que precisa ser feito é responsabilidade sua e se você não fizer agora, vai ter que fazer amanhã e amanhã outras coisas tem de ser feitas.” disse Giovanna

E ela está certa, o mais importante para acabar e/ou diminuir com a procrastinação é você se planejar e ter em mente o que realmente precisa fazer e ai depois disso, ir testando.

Teste diferentes ferramentas, diversos tipos de agenda, junte uma com a outra, até chegar numa técnica que faça sentido para você e que principalmente, te ajude realmente a parar de procrastinar e a AGIR.

O que você tem que ver sempre é se não está usando app´s demais, focando nas canetinhas que você tem que comprar e esquecendo do principal: IR PARA AÇÃO!

Por fim, perguntei para Giovanna, qual diferença que ela sentiu em se organizar melhor, além da produtividade em si e ela respondeu:

“Parei de me sentir inútil e incompetente hahaha, porque agora eu consigo mensurar tudo o que eu faço e saber o que preciso fazer, não tenho mais sentimento de culpa, consigo organizar minha vida toda, dar atenção pra minha namorada, sair com a minha família. Quando eu era desorganizada, não conseguia sair da frente do PC, eu tava sempre trabalhando, mas nunca tava trabalhando.”

Resumindo, criar hábitos não é fácil, não é você usar um dia algumas ferramentas que você já vai super focada.

Segundo estudos citados pelo psicologo Jeremy Dean no livro “Porque Fazemos, o Que Fazemos” pode demorar em média 66 dias para que algo vire um hábito, isso é se ele for feito diariamente, então tente, teste, não se cobre tanto se não for tão fácil, porque NÃO É!

Nosso cérebro pode ser bastante acomodado, até porque você não quer que ele mude de uma hora para outra, né?

Então até mudarmos hábitos que tivemos pela vida inteira, vai demorar, mas insista, não desista, vale a pena! É bom ter o sentido de que você está fazendo o que pode para que suas metas virem reais ♥

“Que a inspiração chegue não depende de mim. A única coisa que posso fazer é garantir que ela me encontre trabalhando.”

Pablo Picasso

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