Tire a carga dos seus ombros sobre “propósito de vida”!

A procura pelo autoconhecimento tem aumentado no decorrer dos anos, isso é um reflexo de como nosso mundo está mudando e está passando por uma evolução.

Com esse aumento do interesse por si mesmo,  há também um aumento de profissionais  de coach (Quer saber o que é o processo de coaching? Clique aqui), profissionais que visam ajudar as pessoas a se enxergarem melhor e com tudo isso, consequentemente a busca por descobrir o propósito de vida para podermos viver com mais essência e plenitude.

Mas tenho percebido a carga que isso tem trazido para algumas pessoas de que PRECISO descobrir o meu propósito de vida para chegar numa vida que eu sempre quis ter.

O propósito de vida segue um pressuposto de que estamos todos aqui para que seja cumprida uma missão, cada um tem uma missão e é ele quem nos direciona as nossas decisões e nos dá a perspectiva de uma vida mais plena, com ele, com a descoberta a respeito dele, você poderá fazer escolhas mais assertivas e uma vida mais feliz e terá não um trabalho, mas uma missão a ser cumprida.

Com os questionamentos sobre quem eu sou, o que vim fazer aqui e com o aumento de sabedoria sobre si mesma, às vezes, percebemos que não cabemos mais no espaço em quê estamos, seja ele profissional, social ou familiar, isso nos gera ansiedade, pois não estamos mais felizes com aquela realidade, então descobrir o propósito de vida acaba se tornando uma válvula para que quando a pessoa descobrir o que realmente quer, ela saia do emprego dela, mude de amigos e vai ser feliz.

Quando comecei nessa trajetória de autoconhecimento, eu via o propósito como “O que eu vou fazer de trabalho?”, “Qual minha missão em relação a trabalho?”,“Que carreira eu poderia seguir que tem haver comigo”, mas depois com o tempo fui entendendo que o propósito de vida é mais do que isso, é o que você faz que motiva, o que te move e o que dá sentido a sua vida de forma geral, em todos os ambitos.

Hoje eu tenho mais visão sobre do que seria minha missão aqui, mas hoje eu vejo que estou apenas nivelando, é como se cada dia mais eu descobrisse quem eu sou e consequentemente descobri o que esse QUEM pode fazer aqui na Terra e o que pode deixar ao mundo como legado.

O propósito de vida é uma investigação para vida inteira, onde você na verdade vai começar a entender que o que te direciona pode te direcionar em relação a trabalho, a como você trata as pessoas, o papel que você tem na sua família etc.

Meu nicho de atuação como coach é trabalhar o empoderamento feminino e com propósito de vida justamente por acreditar que quando nos conhecemos mais e conseguimos entender que temos alguma missão por aqui, tudo tem mais sentido e você consegue tomar decisões com mais plenitude, mas isso não quer dizer, que eu tenha o poder nas mãos de falar o que vai ser sua vida e a missão que você tem aqui.

O autoconhecimento é maravilhoso e acredito muito que ele seja um caminho ótimo para trilharmos a vida inteira, é um caminho constante que talvez nunca termine, mas se livre da formula que seguimos a vida inteira de resolução, de que se temos algo precisamos da resposta para ontem.

Eu acredito, sim, que todos tem um propósito de vida, uma missão e acreditar nisso me faz levantar todos os dias, mas eu quero que você tire o peso dos seus ombros e não veja o propósito de vida como um fim.

De que QUANDO você descobrir você será feliz, veja como um caminho, assim como autoconhecimento, que a maneira que você vai estudando, se descobrindo, pensando você conhece um pouco mais sobre você mesma e isso refletirá também no mundo e aí sim você chamará ele de seu propósito.

Com o meu caminhar no meu próprio autoconhecimento, com os cursos e formação, pude me entender melhor e hoje eu tenho mais ideia do que seja meu propósito de vida, criei frases de apoio que talvez sejam meu propósito de vida hoje:

“Eu vou inspirar e incentivar jovens e mulheres através da comunicação e do conhecimento ajudando-as a realizar mudanças em suas vidas!”

“Eu acredito que com  mudança individual podemos mudar o mundo!”

Eles me inspiram, me ajudam a tomar decisões e movem de certa forma, mas tenho plena consciência de que amanhã meu propósito de vida pode se nivelar ainda mais, tenho consciência de que eu posso descobrir mais de mim mesma e consequentemente meu propósito de vida, não que será outro, mas estará mais claro.

Enquanto isso, vamos olhando para nós mesmas, nos conhecendo, vivendo com o que temos, vamos vivendo com que verdadeiramente acreditamos e nunca se esquecendo de que você tem hoje para fazer o que acredita, para ser alguém melhor para você mesma e pro mundo e amanhã, é outro dia.

Para quem quiser saber mais sobre propósito, indico a leitura do artigo O que é propósito de vida do Moporã.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *