Maquiagem como ferramenta para autoestima

A definição encontrada quando se busca a palavra “autoestima” no dicionário é enfática: “Qualidade de quem se valoriza, se contenta com seu modo de ser e demonstra, consequentemente, confiança em seus atos e julgamentos”. Ela não discorre sobre aparência, beleza ou bem-estar. Fala-se de julgamento, de confiança. Porque então é tão difícil trabalhar nossa autoestima quando não nos sentimos bonitas ou sensuais? A relação que faço, analisando as mulheres com quem busco sempre conversar e que são minhas fontes de inspiração por suas histórias e lutas diárias, é que quando estamos confortáveis com nossa aparência, sentimos mais confiança de seguir em frente para conquistar nossos objetivos.

Porém, numa sociedade onde somos bombardeadas o tempo todo com padrões de beleza inatingíveis, enxergar nossa beleza pode ser extremamente desafiador. E é. Porém existem aliadas para nos ajudar a ver essa nossa beleza e uma delas é a maquiagem. Com maquiagem você pode camuflar os detalhes que não te agradam em você e, principalmente, evidenciar os pontos que gosta. Se você não tem o costume de se maquiar, e gostaria de começar, sugiro que inicie com o básico e treine em casa, quando estiver tranquila.

Lembrando que meu objetivo aqui não é te dizer que você deve usar maquiagem para se sentir bonita ou que deve seguir qualquer tipo

de regra nesse sentido. Minha proposta é te ajudar a enxergar a beleza que existe em você, caso isso seja um objetivo seu. Como maquiadora, eu ouço relatos o tempo todo de mulheres que se sentem desvalorizadas e incompreendidas e, na grande maioria das vezes, vejo um belo sorriso no rosto delas quando se olham no espelho, quando eu termino meu trabalho. Elas saem da minha cadeira prontas pra conquistar o mundo! Pelo menos é o que eu vejo e, sinceramente, espero com todo o meu coração!

Voltando às dicas básicas de maquiagem para você iniciar em casa (gastando pouco), eu sugiro começar a compor seu kit de maquiagem optando por produtos versáteis, que podem ser utilizados de várias formas. Um duo de sombras marrom, que pode ser usado como corretor de sobrancelhas, um lip tint que também pode ser aplicado como blush, uma sombra cintilante que pode ser usada como iluminador, por exemplo.  E, para te ajudar nessa busca, eu listei abaixo alguns itens que eu considero essenciais para qualquer maquiagem:

  • Hidratante facial adequado ao seu tipo pele;
  • Protetor solar;
  • Base do seu tom de pele (para maquiagem do dia a dia, você pode substituir a base por um BB cream ou protetor solar com pigmento, de modo que combina duas etapas e uma só);
  • Corretivo um tom mais claro do seu tom de pele;
  • Blush e/ou bronzer;
  • Pó compacto ou translúcido;
  • Sombras em tons coringas como marrom, bege e preto;
  • Máscara de cílios;
  • Batons (eu sugiro começar com um nude e um vermelho, porém você escolhe o ideal para você).

 Você também vai precisar de um kit básico de pincéis contendo:

  •  Pincel para base (ou esponjinha, o que você se adaptar melhor);
  •  Pincel mais fofinho (que poder ser usado para aplicar pó e blush);
  • Pincéis para sombra, eu sugiro pelo menos dois, sendo um mais fofinho para esfumar e um mais preciso para aplicar.

Começar sempre com o preparo de pele, que envolve os três passos: limpar, hidratar e passar protetor solar. Depois, usar uma base no seu tom de pele, que pode ser espalhada com as mãos, ou com uma esponjinha de maquiagem (lembrar sempre de lavar muito bem após o uso e esperar secar antes de guardar, para evitar fungos e bactérias) ou ainda com pincel para base. 

Em seguida, aplicar o corretivo abaixo dos olhos (fazer um “v” de baixo dos olhos até mais ou menos no meio da bochecha). Espalhar bem com suaves batidinhas, usando a ponta dos dedos ou uma esponjinha.

Depois, aplicar o blush nas maçãs do rosto, lembrando de dar umas batidinhas no pincel antes de aplicar para retirar o excesso de produto e não usar demais! E para finalizar e selar a pele, aplicar um pó translúcido (ou compacto do mesmo tom que a base), com um pincel fofinho (pode ser o mesmo que usou para aplicar o blush, desde que limpe ele em um lencinho de papel ou toalhinha seca antes de passar no pó, para não manchar!).

Nos olhos você pode usar uma ou duas cores de sombras. Se escolher usar uma, aplique em toda a pálpebra móvel, com um pincel para sombra ou com os dedos mesmo, se achar mais fácil. Se escolher usar duas cores, aplique a mais escura no canto externo da pálpebra móvel com um pincel de esfumar, fazendo movimentos circulares bem delicados e depois, com um pincel menor e mais firme para maior precisão, aplique a sombra mais clara do canto interno até o meio da pálpebra onde inicia a outra sombra. E então é só aplicar a máscara de cílios, passando algumas camadas com os olhos semicerrados, com cuidado para não borrar.

E para finalizar tudo, usar um batom ou gloss. Se você não tem muita habilidade em aplicar batom e tem medo de borrar, pode usar um lápis de boca para desenhar o contorno e depois preencher com o batom ou gloss, fica muito mais fácil a aplicação e o resultado é incrível!

Lembre-se de escolher cores e produtos adequados ao seu tom de pele e limpar muito bem o rosto antes de dormir.  E é isso, pessoal! Maquiagem, como tudo na vida, é apenas uma questão de prática. Cada dia pode ir testando uma nova técnica e usando produtos e acessórios diferentes e quando menos esperar, você será ótima nisso, confie em mim!

Glau Viana
Maquiadora e Estudante de Estética e Cosmética pela Faculdade Cruzeiro do Sul – SP, feminista e ativista pelo empoderamento feminino através da autoestima e mãe da Isis.

Compartilhe:

2 thoughts on “Maquiagem como ferramenta para autoestima

Deixe um comentário