Hábitos que você precisa para ter uma melhor gestão de tempo.

A mulher precisa de uma gestão de tempo eficiente, muito por conta dos espaços que tem conquistado tanto no mercado de trabalho e também em outras áreas em que não eram consideradas “áreas para mulheres”.

Isso é ótimo para mostrarmos e principalmente, entendermos que podemos fazer o que quisermos, mas em contra partida, isso tem agregado ainda mais coisas a uma rotina que já era cheia.

Hoje, além de ainda cuidarmos da casa e dos filhos, trabalhamos, estudamos, vamos para academia, fazemos Yoga, meditação, terapia…. uuuufa.

É maravilhoso que a mulher esteja conquistando seu espaço, não vejo nada de errado em ser multitarefas. Mas como dar conta de tudo isso?

Como arrumar tempo num dia que parece não render tanto quanto deveria?

Segundo um trabalho realizado pela Deyse Pereira de Souza, as mulheres tem mais dificuldade de organizar o seu tempo por conta de todas as demandas do dia-a-dia.

E isso traz sentimentos como autocobrança exagerada, desânimo, frustração e sensação de impotência. Isso tudo porquê ainda achamos que somos a mulher maravilha e que temos sim que dar conta de tudo.

Além disso, normalmente junta-se tudo isso ao fato de que queremos agradar todo mundo e acabamos não percebendo o quanto algumas coisas nos fazem mal.

Pensando nisso, separei alguns hábitos que são essenciais para que possamos ter uma melhor gestão de tempo até antes mesmo de usarmos diversas ferramentas.

Aprenda a falar NÃO:

Esse é um dos desafios que proponho no grupo de desafios de autoestima, pois acredito que essa nossa falta de tato em falar “NÃO” está muito ligada à maneira como nos tratamos.

Pois o receio de falar não, muitas vezes está ligado ao medo da rejeição, de não conseguirmos agradar e com isso, esquecemos de nós mesmas e das nossas próprias vontades.

Comece falando NÃO para coisas que você ache mais fácil e com o tempo, o hábito vai se criando e você vai tendo mais facilidade.

Detalhe importante: Não precisa justificar esse não, pois esse é uma das maiores falhas, pois quando começarmos a justificar, a outra pessoa começa a arrumar respostas para as nossas desculpas e no fim, nosso não foi em vão e acabamos cedendo.

Diga em simples e bom som: Não.

Porque você faz o que você faz?

Essa pergunta vai te ajudar a eliminar coisas que são desnecessárias no seu dia-a-dia.

Muitas vezes fazemos coisas no nosso dia-a-dia que não vão nos trazer nada de retorno e fazemos pela simples força do hábito.

Faça essa pergunta nos próximos dias:
Porque eu estou fazendo essa atividade? O que ela vai me trazer a curto, médio ou longo prazo? Ela tem a ver com meu propósito?

Caso você perceba que não tem o porquê fazer isso naquele momento, tire da sua lista e provavelmente, você vai se sentir até mais aliviada.

Estou trabalhando num novo produto de Gestão de Tempo para Mulheres e uma das minhas clientes que é empreendedora, estava fazendo marcação de produtos no Instagram e isso demandava muito o tempo dela e ela ainda não tinha ideia de quanto de retorno isso trazia para ela. (E as métricas são essenciais para qualquer coisa!)

Decidimos então tirar da rotina dela, até que ela consiga uma marca maior o suficiente e margem para que possamos metrificar melhor a importância desse processo e foi ótimo!

Deu uma aliviada para que ela pudesse fazer coisas mais importantes para o momento que a empresa dela está.

Eu já falei aqui sobre metas e o quanto elas são importantes para mim e ter elas em fácil acesso nos ajuda a fazer essa separação do que é essencial e do que pode esperar ou ser eliminado.

Separar tempo para as pausas

É importante separarmos um tempo para as pausas dentro da nossa gestão de tempo, pois depois de certo tempo perdemos aquele pico de produtividade e se continuarmos tentando fazer a tarefa, provavelmente, ela demorará mais tempo do que se déssemos uma pausa naquele momento.

Fora que precisamos lembrar de tomar água, ir ao banheiro e etc.
O ideal é somente que você esteja presente na sua folga.

Quantas vezes, você deixou a sua rotina te dominar e não deu tempo nem de você ir ao banheiro e se foi, estava no celular fazendo outra coisa?!

Entre uma tarefa e outra, pare por 5 minutos, respire profundamente, beba uma água e movimente o corpo.

Tem uma técnica de gestão do tempo que é bem conhecida entre os estudantes que se chama Pomodoro, eu também uso e ela é ótima.

Essa técnica nada mais é que separar os tempos em blocos e no meio de cada bloco de trabalho tem os intervalos de descanso.

Isso ajuda para que você desligue o piloto automático, volte ao seu centro, tirando uns minutos de presença total para você.

Planejar sua semana

Eu costumo fazer meu planejamento semanal de domingo ou na segunda, você pode ver o que fica melhor dentro da sua rotina.

Mas tire um tempo para anotar quais são suas prioridades para aquela semana e o que você precisa fazer em cada dia para que chegue ao final da semana e você veja que ela foi produtiva.

Se pergunte:

“O que fará com que eu me sinta produtiva ao final dessa semana?”


E vá escrevendo tudo o que você quer fazer, encaixando dentro dos dias da semana.


Reeducar-se para eliminar senso de urgência ao receber alguma mensagem.

Eu gosto muito de uma expressão que diz “Walk the talk” que é popular nos EUA, que quer dizer, (não na forma literal) ser o que fala.

E eu procuro fazer isso em tudo que passo nos meus conteúdos, nos atendimentos e na minha própria vida, mas esse último hábito, assumo que ainda estou trabalhando para melhorar em mim.

Eu creio que nos dias atuais, esse seja o mais impactante dentro dos hábitos que falei aqui, justamente porque perdemos muito tempo nos nossos celulares.

Não há problema algum em responder uma mensagem, o que devemos mudar é esse senso de urgência em respondê-la, de ver e-mails toda hora, de querer clicar nas notificações.

Grande parte do tempo, deixamos de fazer coisas importantes para pararmos e vermos algo que nada tem a ver com o que é realmente importante.

Camila, mas é só uma mensagem..Sim, e mais outra, mais outra….

Eu falo, pois vivo isso também, eu sou muito comunicativa e amo estar em contato com meus amigos, mas tenho noção de que isso atrapalha muito minha produtividade.

O que eu tenho testado nas últimas semanas é tirar a notificação do celular nos momentos em que estou trabalhando, isso me ajuda muito, mas o senso de urgência ainda continua aqui.

Esse exercício de tirar as notificações é ótimo para que com o tempo a gente perceba o principal, ninguém vai morrer se você demorar para responder uma mensagem.

E claro, se a pessoa quiser tanto falar com você assim, se for algo realmente urgente, ela com certeza vai te ligar!

Sim, é importante criarmos ferramentas para lidarmos com nossas demandas, mas o que quero deixar destacado aqui nesse último tópico, é para que você reflita como é esse senso de urgência para você e se possível, elimine-o.

Uma boa alternativa é comunicar pessoas importantes de que isso vai acontecer para que elas não se espantem e não haja nenhum estranhamento por conta dessa sua atitude.

Só você sabe o que é importante para você! Quando chegar ao final do dia é você que vai se sentir orgulhosa de si mesma ou tendo a noção de que seu dia não rendeu nada.

Respeite seu próprio tempo e suas próprias metas para que você consiga alcançar o equilíbrio que deseja.

E aí, gostou do texto? Como são esses hábitos para você?

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