Como lidar com os erros de pessoas que admiramos?

O quanto criamos expectativas em certas pessoas que não são equivalentes com a realidade?

E quando essa expectativa não é alcançada, de semideuses, elas se tornam pessoas que não merecem nossa admiração.
É como se fosse uma admiração “líquida”, que a medida que veio, vai embora.

Isso acontece na religião, na política, com amigos, com namorados e conversando com uma amiga muito querida, percebi que talvez, isso só deixe claro nossa falta de autorresponsabilidade, criamos a expectativa no outro, pois não olhamos para nós mesmas.

Expectativas

Expectativa significa esperar algo.

Quando se espera, entra-se em uma posição de passividade, quando se há expectativa não há ação.

Criar expectativa revela um pouco sobre como não estamos no presente e ficamos sempre imaginando o futuro.

Afinal, o que é a expectativa senão nossa vontade de que a pessoa continue sendo sua amiga, continue te fazendo bem no futuro ou que lá, você ganhe aquele emprego, viva aquela vida que sempre sonhou?

Como se nossa felicidade dependesse daquela expectativa ser atingida e quando ela não é atingida? Decepção…

Entendermos que não existem pessoas perfeitas e que elas estão diariamente lidando com suas próprias sombras e que cada um tem uma evolução diferente da nossa acaba nos livrando um pouco das expectativas.

Sombra e luz

No coaching, trabalhamos muito a questão da sombra e luz, isso é, que todos nós temos um lado que rejeitamos, escondemos de nós mesmas e que precisa ser aceito e cuidado (sombra) e o lado luz que normalmente é o lado bom, nossas qualidades e é o que, normalmente, mostramos ao mundo.

Todo mundo tem seu lado sombra que precisa ser trabalhado, você pode estar num processo de evolução diferente do que a maioria das pessoas, mas ainda tem coisas a trabalhar, se fosse o contrário, creio que você nem estaria mais aqui, pois já seria de todo luz.

Precisamos aprender que todo mundo, principalmente, nós mesmos temos nosso lado sombra a ser trabalhado. Essa expectativa gigante que nos faz pensar que as pessoas precisam ser perfeitas é a nossa dificuldade em aceitar nossas próprias imperfeições.

Quando nos decepcionamos com as atitudes de alguém é como um tapa na cara, pois vermos o quanto ninguém é perfeito, é uma decepção para nosso ego, é a vida mostrando de novo, o quanto precisamos olhar para nossas expectativas, para nossas sombras de forma mais atenciosa e aceitá-las.

Parar e pensar que todos nós temos nossa sombra é uma maneira de nos livrarmos um pouco dessa síndrome de perfeição que criamos tanto no outro.

Evolução

Nós estamos em evolução constante seja ela de consciência, espiritual, mental. Na verdade, creio que todas elas, estejam interligadas.

Há vários tipos de teoria que explicam o processo evolutivo do ser humano.

Quando temos essa percepção, começamos a entender que cada pessoa tem uma evolução diferente da nossa e que isso não quer dizer melhor ou pior apenas diferente.

Você pode até já ter ouvido falar disso em algum momento da sua vida, mas quando tomamos esse conhecimento para si e aprendemos conscientemente, podemos entender e olhar o outro com mais amor e entendimento.

Aceitação

Entender que o outro tem uma evolução diferente da sua leva a uma maior aceitação, mas não entenda que aceitar, quer dizer que você precisa ter essa pessoa por perto ou que você precisa ter algum tipo de admiração.

A aceitação, assim como o respeito, revela mais sobre você do que sobre o outro.

Vejo a aceitação como uma forma de evolução para nós mesmas, é uma forma de se livrar também de todas as cobranças e expectativas que colocamos no outro.

Estamos acostumados a criar imagens de super heróis para outras pessoas, está na hora de entendermos que todos somos seres humanos.

Seres bons, incríveis em algumas coisas e falhos em outras e aceitar que isso que é a humanidade.

A perfeição só é mais uma das expectativas moldadas para nos fazer acreditar que podemos um dia chegar lá, quando nem sabemos o que é o “chegar lá”, pois para cada pessoa é diferente.

Quando começamos a lidar com essa nova realidade, tiramos um peso das nossas costas e das do outro, que as vezes, sente essa nossa pressão para ser perfeito.

Que você possa tomar para si todo esse conhecimento, que continue tendo admiração pelas pessoas que você ama, mas que saiba que elas também são humanas e que assim como você, elas também são suscetíveis a defeitos e erros.

Sua vida ficará mais leve e mais real!

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *