3 MOTIVOS PARA INVESTIR

Se você estava à procura de 1 bom motivo para investir, leia o texto até o final e encontrará 3 motivos.

1- Imprevistos acontecem

Todas as pessoas estão sujeitas a eventos inesperados na vida.

Pensamos sempre em coisas ruins: problemas com o carro, manutenção da casa, doença, demissão, etc. No entanto, boas surpresas também podem acontecer como o convite para ser padrinho de casamento do seu amigo, a oportunidade perfeita fazer aquela viagem tão desejada ou o lançamento de um curso que pode mudar sua vida.
Convém estar preparado para os dois casos. Sendo assim, é importante poupar dinheiro para construir uma reserva de emergência. Esse dinheiro deve ficar reservado, mas pode e deve ser investido em algo que renda mais do que a poupança.

ATENÇÃO! Aplique o dinheiro em investimentos de alta liquidez, pois o imprevisto não vai esperar 2 anos até você poder resgatar seu dinheiro ou conseguir vender um imóvel.

 

2- Você merece realizar seus sonhos

SIM… todos nós merecemos e podemos tudo aquilo que desejamos!!!!

O melhor cenário é realizar o sonho sem ter dores de cabeça depois. Portanto, bora lá fazer um bom planejamento, começar a poupar para não precisar parcelar o sonho!

Sonha em comprar um imóvel, se casar, ter filhos, viajar, estudar fora do país, mudar de profissão? Quando? Quanto isso vai te custar? Quando e quanto precisa começar a poupar agora para ter todo o dinheiro necessário?

Mais uma vez: esse dinheiro deve ficar reservado, mas pode e deve ser investido.

Nesse caso, convém escolher investimentos com prazo de vencimento que coincida com a data almejada para a realização do sonho.

3- O tempo passa para todos

Pois é, não existem exceções nesse caso, todos os seres humanos vivos envelhecem…

Mas essa não precisa ser uma triste constatação. Envelhecemos cada vez mais saudáveis e ativos. Convém ter dinheiro disponível para aproveitar toda a vida disponível durante a aposentadoria.

Você tem o poder de escolher agora o padrão de vida que quer ter após se aposentar. Comece a fazer aplicações mensais o quanto antes, pois assim seu rico dinheirinho terá mais tempo para se multiplicar e construir o patrimônio necessário para que possa viver de “renda passiva” futuramente.

Como já deve imaginar, esse dinheiro deve ficar “intocável” por vários anos, então escolha aplicações de longo prazo e que não permitam resgate imediato. Eu sei que isso parece exigir algum esforço, mas você será recompensado pelo fenômeno multiplicador dos juros sobre juros.

Imagino o que alguns leitores possam estar me questionando nesse momento:

Ok, Paty, agora tenho 3 motivos. Como “encher 3 baldes”?

Cada caso é um caso que precisa ser analisado com cuidado, pois a estratégia de investimentos pode mudar de acordo com a idade, a atual situação financeira, o tamanho dos sonhos, apetite a risco, etc., mas uma coisa é certa: o motivo 1 é mandatório!

Depois de encher o balde da reserva de emergência, se tiver um volume maior de dinheiro para aplicar, pode ser uma boa ideia diversificar sua carteira de investimentos para encher os outros 2 baldes simultaneamente. Mas como disse… cada caso é um caso e deve ser analisado com cuidado.

Espero ter ajudado.

Ficou com dúvida?

Quer mais dicas sobre quais produtos de investimentos escolher para um desses motivos? Deixe sua pergunta nos comentários.

 

Beijinhos
Patricia Panochia
www.suavidafinanceira.com

 

 

 

 

 

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *