Você pode estar perdendo curtidas!

Quando começamos uma nova página no facebook seja de uma causa, empresa e/ou projeto, começamos uma luta diária para ganhar curtidas no facebook.

Ainda mais quando o facebook restringe o nosso alcance orgânico e e isso reflete na visibilidade da página.

(O alcance orgânico traduzindo simplificadamente nada mais é que o alcance gratuito é aquela publicação que fazemos, mas não pagamos para que ela apareça para as pessoas, ou seja, seu alcance é orgânico.).

Meu primeiro conselho é para não se desesperar rs, o segredo é não desistir, é lembrar sempre qual o motivo de você colocar tanto esforço nesse projeto e/ou para conseguir ganhar curtidas, o segredo sempre será persistência, a internet nos dá a possibilidade de aprender muita coisa maravilhosa e principalmente, coloca-las em prática.

Há diversas maneiras de ganhar curtidas no facebook, convidando algumas pessoas para curtir a página, uma delas é bem fácil e infelizmente, muita gente ainda não sabe, o que faz que as pessoas percam essas curtidas de bobagem, mas vou te ensinar como fazer:

Curtida vampiro

Essa prática eu já fazia há bastante tempo, mas nem sabia se tinha alguma nome, ano passado fiz o curso da Camila Porto e ela falou sobre essa prática e chamou de curtida vampiro, eu então adotei o nome também. rs

1 – Acesse a sua página e vá até uma publicação que você tenha feito, pode ser qualquer uma.

2 – Clique nas pessoas que curtiram aquela publicação.

3 – Vai abrir uma janela como essa:

Provavelmente, a maioria das pessoas vai estar escrito “curtir”, porém não vai dar para você clicar assim como está na foto acima, mas em algumas publicações, você vai encontrar invés da palavra curtir, a palavra “convidar” habilitada para que você clique.

Aí é só clicar que você terá convidado aquela pessoa para curtir a página.

Isso acontece, pois provavelmente essa pessoa só segue sua página e não curti ainda ou porquê ela viu a publicação no feed de notícias de alguém e curtiu a publicação e não a página.

Agora que você já sabe dessa dica, tire um tempinho para ir nas suas publicações anteriores e vá convidando quem não curtiu ainda sua página, mas que gostou das suas publicações, muitas pessoas não irão mais lembrar, caso a publicação seja muito antiga, mas com certeza, você ganhará algumas curtidas com esse trabalho.

Eu aconselho a fazer isso pelo menos uma vez por dia ou duas vezes por semana, pois quanto antes você convidar àquela pessoa mais ela irá se lembrar da sua página.

Aproveitando a postagem, vou te dar outras dicas para ganhar curtidas no começo do seu trabalho.

Convide seus amigos

Essa é uma das primeiras ações para ganhar curtidas no facebook que poderá ser tomada quando você fizer a página do seu trabalho, pois só precisa da sua ação.
Segue passo-a-passo:

1 – Entrando na sua página, logo abaixo do banner, você clica nos … (três pontinhos) e vai aparecer uma lista de ações que você poderá fazer, uma delas é “Convidar amigos”, você clica nela.

 

2 – Em seguida, vai aparecer a opção de selecionar todos que não foram convidados e enviar o convite.

 

O que gosto muito nessa etapa é você ter a possibilidade de ver quem dos seus amigos já curtiu a página e quem não curtiu ainda.

Ai nessa tela, você ainda pode enviar cada convite no Messenger, mas eu particularmente acho que fica muito invasivo e não é tão personalizado.

Contando do seu projeto para seus amigos

Quando eu monto algum projeto, gosto de postar nas redes sociais sobre ele e pedir para galera que se interessa pela ideia, curtir a página e acompanhar o projeto.

Eu acredito que essa é uma ótima forma de engajar seus amigos de maneira sincera, sem a necessidade de pedir curtida (pelo menos não diretamente rsrs).

Faça um texto legal, sincero sobre o que fez você ter a ideia, abrir seu negócio e principalmente, qual o diferencial dele e porque você acredita tanto que ele dará certo, lembre-se que o que vende hoje em dia é o propósito por trás do negócio e não o negócio em si.

Divulgar em grupos

Pesquise grupos que tenham haver com sua ideia, por exemplo, se você fez uma página de sapatos, procure grupos com a temática, no facebook, você encontra grupos para todos os temas.

Quando você encontrar, publique nele um texto (pode ser o mesmo que você postou no seu Facebook) convidando as pessoas a conhecerem seu projeto e contando um pouco mais sobre ele.

É legal postar em grupos de vendas pedindo curtida?

Pode também, mas em grupos de vendas, acho que é legal postar foto do produto para mostrar o que você tem a oferecer, pois como nesses grupos geralmente é muita informação, muitas das pessoas que estão em grupos de vendas acabam não lendo quando a mensagem é longa, por isso as imagens podem ajudar.

Grupos de discussão são melhores quando se trata de engajar através de texto, um exemplo disso, é quando postava algumas coisas do Plante Amor (um projeto que tem como objetivo inspirar pessoas e divulgar boas notícias) em um grupo feminino, elas já tinham basicamente o intuito de apoiar, conversar, então era ótimo, pois eu contava do projeto e elas realmente acreditavam, pois elas estavam precisando disso também.

Por via das dúvidas, postem nos mais variados grupos que tenha ligação com o seu negócio, o importante é divulgar sua ideia pro mundo!

Tomem cuidado!

Como disse, encontramos muita coisa legal na internet, mas também muita furada, vou deixar algumas dicas para você não cair em nenhuma delas.

Cuidado na hora de comprar uma página que já tenha um público: Já vi algumas vezes, as pessoas revenderem suas páginas, mas acredito que se você for comprar, você tem que tomar muito cuidado para conhecer o público que já está lá, pois se não for do mesmo nicho que você, não vai engajar e provavelmente com o tempo, as pessoas irão descurtir a página e o dinheiro que você gastou não valeu a pena.

Troca de curtidas: Já vi alguns sites em que você consegue curtidas facilmente, mas são de pessoas diversas, algumas vezes de outros países e perfis que nem são reais, a pergunta é você quer esse tipo de público na sua página?

Por mais trabalhoso que seja criar uma página, conseguir curtidas no facebook e engajar seu público, aquele público será o seu, você os conquistou e na minha opinião, é a melhor maneira de conseguir ter uma página legal com o pessoal curtindo o conteúdo que você tem do que ter só número na sua fanpage.

E ai, gostou das dicas?

São dicas simples, mas que servem bastante para o primeiro momento do seu projeto.

Conta pra gente o que você achou e se você tem mais alguma técnica que funcionou com você.

Obrigada e sucesso!

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *