Como definir metas?

As listas são as melhores amigas das pessoas organizadas e que realizam, pois são elas que nos ajudam a tirar da cabeça e começar a colocar em prática. Mas no caso das metas, ela não deve ser apenas uma lista qualquer.

No texto anterior, contei o porquê devemos traçar metas para nossa vida. Um grande erro é fazer a lista de metas do ano sem pensar nos detalhes daquilo que queremos realizar, ou seja, basicamente uma lista de desejos. Veja um exemplo:

Lista de desejos

– Escrever um livro
– Empreender
– Meditar
– Viajar
– Emagrecer


Fazer dessa forma faz com que a gente não saiba coisas importantes para que elas virem reais e aí a lista vira somente um daqueles exercícios que é até bom pra colocar para fora, mas que não nos ajuda a realizar. E arrisco dizer que muitas vezes, você até sabe que não vai fazer nada daquilo, mas é reconfortante traçar tantas coisas, né?

Pensar se você realmente quer realizar essas coisas e se colocar disposta e responsável é a primeira coisa que você tem que fazer antes de tudo, até mesmo antes de traçar uma boa meta.

Como definir metas realizáveis?

Para que sua lista de desejos vire uma lista de metas, sua meta precisa:

Estar escrita de maneira específica: Isso é ter data, até quantidade e tempo (se for o caso).
Você precisa saber o SEU porquê: Pense qual é o seu porquê para trazer àquela meta, reflita:

“Por que conquistar tal coisa me deixará feliz e realizada”.

E aqui seja BEM sincera com você mesma, não coloque motivos genéricos e que ficam bonitos, mas que não se conectam com você verdadeiramente.

Que você possa medir: Quando fazemos uma lista de desejos não dá para saber quanto caminhamos no decorrer do ano e isso dificulta a realização. Por exemplo, se eu coloquei que quero escrever um livro como vou medir que estou caminhando nesse processo. Você pode até saber se começou ou não, mas não sabe quantas já escreveu, se tem procrastinado. Ter mais informações na meta vai te ajudar a ir acompanhando depois se a realização está acontecendo ou não.

Ser possível: A meta deve te desafiar, mas o desafio é diferente de ser impossível, nessa hora você precisa pensar se o traçou é possível dentro do tempo que você escreveu ou é melhor dividir em um passo menor.

Basicamente, você deve traçar sua meta baseada no modelo SMART.

Specific (Específica)
Mensurable (Mensuravel)
Attainable (Atingível)
Realist (Realista)
Time-based (Tenha prazo)

Vamos para o exemplo da lista de desejos acima:

Desejo/Sonho: Escrever livro
Meta: Irei escrever um livro até dezembro de 2022 escrevendo 1 página por dia e isso é importante pra mim, pois irei me sentir realizada e me trará mais autoridade com o meu trabalho.

Outro exemplo:
Desejo/Sonho: Empreender
Meta: Irei começar a empreender até julho de 2022 farei isso abrindo minha empresa de marketing para isso preciso de R$ 30mil reais e isso é importante para mim, pois me dará mais dinheiro e  liberdade.

Mas não se prendam a escrever a frase exatamente do jeito do exemplo, se preocupem que ela tenha os itens que expliquei acima (SMART).

No próximo texto, irei contar pra vocês, um dos principais pontos, como manter as metas traçadas pelo ano todo.

Até mais!

Compartilhe:

571 thoughts on “Como definir metas?

Deixe um comentário