Cosmetologia Natural – É de comer?

No último texto sobre autocuidado, eu descrevi a importância de se ter uma rotina de cuidados especiais com nós mesmas todos os dias. Mas será que para esses cuidados, precisamos comprar cosméticos super caros, cheios de produtos sintéticos e desconhecidos? A resposta é: depende!

No geral, existem produtos cosméticos incríveis no mercado. Com formulação pensada no resultado real na sua pele, posturas éticas de respeito – não testam (realmente) em animais, lidam de maneira responsável com seus restos de produção, enfim, diminuem o impacto da sua fabricação no meio ambiente. Vale a pena investir nesses. Porém, o que eu me propus a indicar aqui hoje é a cosmetologia natural.

Aqui eu falo do uso da natureza, em sua mais pura (e íntegra) forma para garantir resultados de hidratação, rejuvenescimento, anti-inflamatório, e muito mais.  Um grande exemplo de uso da natureza para seu cuidado com a pele são as argilas. Cada cor de argila tem uma função no nosso cuidado e elas trazem resultados reais. A argila verde é um excelente anti-inflamatório, usada para diminuir a oleosidade da pele ou do cabelo e para diminuir manifestações acneicas.

Também é usada, juntamente com mantas térmicas, para tratamentos de eliminação de inchaço corporal, porque tem uma ação poderosa de desintoxicação no organismo. Já a argila amarela tem propriedades de hidratação e rejuvenescimento, ajuda a diminuir linhas de expressão e melhora a textura da pele porque ajuda a ativar a circulação do local aplicado.

A branca é para peles mais sensíveis, podendo ser usada inclusive em peles com rosácea. Ela é muito utilizada para ajudar em processos de cicatrização. E a argila preta tem ação desintoxicante, adstringente e ajuda a diminuir manchas da pele. Existem várias outras cores de argila, vale muito a pena pesquisar sobre.

Para usar na sua rotina de cuidados, basta misturar uma colher da argila escolhida com um pouquinho de água, ou chá de camomila. Vá adicionando aos poucos até formar uma pastinha e aplique na área desejada, deixando agir por uns dez a quinze minutos, borrifando sempre com a água ou chá: lembre-se que a argila não deve secar na sua pele porque isso pode causar alergias ou sensibilidade na sua pele.

Um outro item indispensável para cosmetologia natural que eu gostaria de apresentar a vocês são os óleos vegetais e essenciais. A diferença de um para o outro é basicamente de onde eles são extraídos. Enquanto os óleos vegetais são extraídos de sementes e frutos, os óleos essenciais são extraídos de caule, folhas, flores e até raízes. Os óleos essenciais são muito mais concentrados, são utilizadas toneladas de pétalas de flores para produzir apenas alguns litros de óleo, por exemplo. O óleo vegetal de rosa de mosqueta pode ser acrescentado de algumas gotas de óleo essencial de gerânio e você tem um excelente antirrugas. O mesmo óleo vegetal misturado com algumas gotas de óleos essenciais de calêndula e lavanda, forma um maravilhoso óleo regenerador. Se você misturar óleo essencial de semente de uva com algumas gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta, você tem um regenerador de couro cabeludo sem igual. Eu uso e posso garantir que a saúde do meu couro cabeludo melhorou significativamente, diminuindo a queda de cabelos e a formação de pequenas feridinhas por sensibilidade que eu tinha.

Eu não coloquei nenhuma receita pronta e exata aqui porque para usar esse tipo de tratamento, é muito importante que você tenha alguma orientação afim de saber se no seu caso em específico será benéfico o uso de óleos e quais deles usar. Procure especialistas em cosmetologia natural e aromaterapia para saber mais sobre isso, eu recomendo demais.

E por fim, vamos falar das famosas receitas caseiras. Elas funcionam? Funcionam. Entretanto, deve-se ter um cuidado redobrado com o uso de receitas caseiras no cuidado com a pele, porque os cosméticos industrializados ou mesmo os artesanais possuem conservantes inclusos em suas fórmulas, mantendo assim a integridade dos ingredientes e consequentemente a segurança do uso deles. O fubá, por exemplo, é um excelente esfoliante. Pode ser usado no corpo todo e no rosto, basta misturar com um pouquinho de água e passar com movimentos circulares onde deseja esfoliar. Porém, se você abre um pacotinho para usar na pele e deixa ele no armário, ele pode juntar micro fungos que não são visíveis a nossos olhos e também não são prejudiciais na comida (até porque você vai cozinhar, eliminando qualquer ser vivo dali) porém muito prejudiciais se passar na pele, podendo causar alergias, acne e até doenças de pele mais graves.  Então muito cuidado com receitas caseiras para cuidado da pele. Se informe, leia mais sobre isso e saiba como manusear e, principalmente, armazenar os ingredientes caseiros para uso como cosmético. Um outro exemplo que eu ouço muito é esfoliar a pele com açúcar. Meus amores, NÃO FAÇAM ISSO! O açúcar possui grânulos irregulares, alguns pontudos que podem machucar sua pele, causando um problema maior depois.

O que eu quis passar nesse texto de hoje é que existem alternativas mais naturais à grande e poderosa indústria cosmética que são igualmente (e as vezes mais) eficazes, porém é necessário buscar informação e falar com especialistas para conhecê-las e utilizar com segurança, para obter resultados incríveis!

Glau Viana
Maquiadora e Estudante de Estética e Cosmética pela Faculdade Cruzeiro do Sul – SP, feminista e ativista pelo empoderamento feminino através da autoestima e mãe da Isis

Compartilhe:

16 thoughts on “Cosmetologia Natural – É de comer?

Deixe um comentário