Quais são seus talentos?

Vivemos pensando em melhorias, fazendo cursos de especialização, mas você já pensou quais talentos já existem em você, mas não estão sendo utilizados?

Para alinharmos..

“Talento é qualquer padrão recorrente de pensamento, sensação ou comportamento que possa ser usado produtivamente. Assim, se você é instintivamente curioso, isso é um talento. Se é um competitivo, isso é um talento. Se é sedutor, isso é um talento.”

Descubra seus pontos fortes, de Marcus Buckingham e Donald O. Clifton

O livro “Descubra seus pontos fortes” fala muito da questão do quanto é importante trabalharmos nossos talentos, ao invés de ficar tentando nos igualar a um padrão de comportamento que temos como certo.

Mas como assim nos igualar a um padrão?

Muitas empresas costumam trabalhar nas melhorias dos pontos negativos e não dos potenciais das pessoas. Por exemplo, um profissional que ama falar em público, porém acaba não trabalhando isso, pois a empresa quer que ele trabalhe sua comunicação escrita ou sua liderança, por exemplo.

Acredito muito que temos indícios dos nossos potenciais e talentos, mas muitas vezes, vamos deixando eles de lado, por pressão externa ou por crenças que nós mesmas nos colocamos para que não vivamos nossa potencialidade máxima.

Como descobrir quais são meus talentos?

Que momentos te deixam em flow?

Flow é quando estamos num estado quase que meditativo, 100% focadas e temos aquela sensação de que o tempo passou voando.

Normalmente, ficamos nesse estado quando estamos trabalhando algo que tenha a ver com nossa essência, seja por que estamos usando nossos talentos, nossos valores, seja porque estamos fazendo algo que tenha a ver com nosso propósito maior ou tudo isso junto.

Muitas pessoas tem isso quando desenham, escrevem, quando estão dando uma palestra, quando estão fazendo um artesanato etc.

Tente lembrar momentos em que você se sentiu assim, o que você estava fazendo?

O que esses momentos têm em comum?

Faça uma lista com os momentos que você se lembrou de se sentir como se
estivesse no estado do flow e repare:

O que esses momentos têm em comum?

Nossos talentos não são, necessariamente, a atividade em si e sim o que vem por de trás dela, por exemplo:

Um dos meus talentos é a comunicação, por isso quando escrevo, fico rapidamente em estado de flow.

Isso pode trazer um pouco de confusão, principalmente se tratando em escolher uma profissão. Muitas vezes, a pessoa escolhe uma profissão pela atividade e não questionando se seu talento será usado na área que escolheu para atuar.

Pode ser que olhando a lista, você repare que sempre que estava organizando algo ou inspirando alguém, você se sentiu bem.

Talvez então seu talento seja organização e inspiração =)

Guarde essa informação…

– Observe e anote

Na próxima semana, deixe um caderninho do seu lado e sempre que você se sentir bem fazendo algo, anote a atividade e o que sentiu realizando-a!

Você pode usar o exemplo:

“Me senti _________ (emoções, sentimentos) fazendo ___________ (atividade), pois estou __________________ (propósito).”

“Me senti feliz e motivada fazendo um texto para o blog, pois estou me comunicando com outras pessoas sobre o que acredito.”

Esse exercício me ajudou MUITO no meu processo de autoconhecimento, pois com as anotações conseguimos enxergar padrões de atividades, emoções, sentimentos.

É muito bom!

– Teste da Gallup

A Gallup é uma empresa mundialmente conhecida por promover analises e testes para conhecer os pontos fortes das pessoas ao redor do mundo.

No site, encontramos diversos produtos interesses para quem quer descobrir mais sobre si mesmo.

Um dos testes chama-se Acesso aos 5 principais pontos fortes, ele custa U$ 19,99, em real dá uns R$ 80,00.

Assim que você faz o teste, você recebe um pdf com o resultado e com mais detalhes sobre cada um dos pontos fortes.

Uma dica é que comprando o livro “Descubra seus pontos fortes”, você ganha gratuitamente um teste desse também, então é uma boa!

Não deixe suas próprias crenças que te atrapalharem!

Provavelmente alguns talentos surgiram na sua cabeça, mas pode ser que frases negativas também como, por exemplo, “Ah, mas isso todo mundo faz”, “isso é bobagem”.

Quando algo é muito natural para gente, costumamos achar que todo mundo tem aquela naturalidade em fazer, por exemplo, para mim, a escrita sempre foi muito natural e principalmente, ela de uma maneira simples, que qualquer pessoa entenda.

Mas sempre achei (e confesso que em muitos momentos, eu ainda acho) que era muito comum, que todo mundo podia fazer isso.

Sim, creio que todo mundo possa aprender, mas não é tão natural para as pessoas quanto é para mim, por conta do meu talento de comunicação e por consequentemente gostar de escrever desde pequena.

Porque o talento de outras pessoas, achamos incrível e os nossos, deixamos de lado?
 

Sim, é um costume engrandecer os talentos do outro e diminuir os nossos.

via GIPHY

Mas podemos mudar isso!

A partir do momento, que olhamos para nós mesmas e observamos nossas próprias atitudes e talentos. Começamos a descobrir o tanto de potencialidade que existe dentro de nós mesmas e que só estava esperando pacientemente para ser usada.

Descobrir seus talentos é importante para que você possa viver mais alinhada com as coisas que te fazem bem e te deixam felizes.

Todo mundo é um gênio. Mas se você julgar um peixe pela sua habilidade de subir em árvores, viverá o resto de sua vida acreditando que é um idiota. 


Albert Einstein

Comenta aqui o que você gosta de fazer e o que é natural para você, para que possamos descobrir seus talentos!

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *